[GTER] Bloqueio de portas

Diego Canton de Brito diegocdeb at hotmail.com
Sun Mar 19 22:34:42 -03 2017


Acredito que o NIC se preocupou em não criminalizar a política antiSpam de bloqueio de saída, já que bloquear a saída resolve a disseminação gerada no cliente e até no uso de clientes como Relay, logo não torna isso um parâmetro de "sentido" de tráfego.

Indiferente do sentido, se não fosse colocado no MCI o bloqueio seria crime. Assim como houve a preocupação em não tornar crime o bloqueio de portas em momentos com ataques, gerando o dispositivo de decreto externo que permite para resolver situaçoes de segurança.

Quanto a questão de processos, acredito que ninguém foi atrás por ter conseguido resolver com outras portas, ou até mesmo com a liberação por parte dos provedores após pedido. Agora sempre haverá alguém com conhecimento mínimo querendo ganhar dinheiro, então com o MCI agora, sempre há espaço para uma primeira vez, e você pode ser a vítima se a política for estritamente de não liberar nem com pedido.


Obter o Outlook para Android<https://aka.ms/ghei36>


De: Andrio Prestes Jasper
Enviado: domingo, 19 de março 21:47
Assunto: Re: [GTER] Bloqueio de portas
Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes

Só podemos ser punidos por algo quando existe alguma lei ditando as regras, caso contrario,
podemos fazer... E até agora não consegui localizar a lei/artigo que diga que não se pode bloquear as portas entrantes. Existem alguns que citam o Marco Civil. Já na minha opinião ele fala sobre o acesso do cliente com direção a internet. Tanto é que no Art. 5 do MC ele permite fazer o bloqueio de envio de mensagens em massa (spam), cliente com destino a internet porta 25. Ou seja, na minha opinião o MC possui brechas (interpretações) que podem ser exploradas. E no caso de brechas, ganha o melhor advogado... mas acho que não chega a tanto. Pois varias operadoras, bem como provedores praticam esse bloqueio de portas entrantes a muitoooo tempo, e até hoje nunca ouvi falar de um caso judicial envolvendo esse assunto especifico de portas entrantes. mas Enfim.... O bloqueio de portas entrantes vai além da questão comercial. Assim como mencionado pelo *Tiago SR*, ela poderia ser usada como medida de segurança e integridade da rede, o que seria permitido perante o Art 6. do MC. Mas se for o caso, basta fazer assim como o Raul Bartolamei citou: bloqueia… se o cliente pedir, da 1 ip fixo e desbloqueia para ele, o resto deixa bloqueado… vai ter 1 em 200 que requisita isso… -- Andrio Prestes Jasper Skype: andriopj LinkedIn Celular: (65) 9320.3170 / 8444.0040 -- gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter



More information about the gter mailing list