[GTER] Bloqueio de portas

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Sat Mar 18 19:30:56 -03 2017

Robson, a principio o bloqueio de portas de entrada para os clientes é
nada mais do que um filtro o que no meu entendimento é vedado pois deixa
de preservar o "caráter irrestrito do acesso a internet" (Art. 3 do
Decreto e Art. 9 do MC), embora seja amplamente aplicado por razoes
diversas.

O Decreto de Regulamentação do Marco Civil
(http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Decreto/D8771.htm)
é bem difícil de se compreender (bem estilo Dilma se expressar), mas em
seu Art. 5 fala de algumas situações bastante justificáveis como:

- Restrição ao envio de Spam (bloqueio porta 25).
- Controle de ataques DDoS (bloqueio de portas ou IPs de maneira pontual
e restrita a fim de prevenir ou mitigar um ataque).
- Tratamento de situações excepcionais para evitar o congestionamento da
rede (também pontual e não de maneira permanente).

No entanto o Art.6 parece bem genérico que abre uma leque de
possibilidades para qualquer mente fértil.

Quer complicar mais um pouco ? O MC e o Decreto abrem brecha para Anatel
dar pitaco aonde ela não deveria nunca chegar perto, ou seja, a Internet.

Fernando