[GTER] Indicação Concentrador PPPoE

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun Mar 5 22:39:10 -03 2017

> Como é feito o balanceamento ou failover em uma rede DHCP?

A estratégia mais usual com DHCP é failover mesmo... no RouterOS isso se
faz com "authoritative after-10-second-delay" (ou 2 segundos, mas aí pode
dar corridas) no DHCP secundário e o primário configurado para resposta
imediata. Assim, enquanto o primário estiver respondendo, o secundário vai
ficar quieto. Os pools de DHCP são distintos para que em caso de operação
concomitante não haja conflito.

Quanto a balanceamento, eu acho um pouco temerário o que o pessoal faz de
concentrar tanto gente no mesmo lugar a ponto de precisar balancear entre
equipamentos diferentes... mas eu entendo que isso seja uma infeliz
consequência da exaustão de IPv4. Nesse caso, algumas brincadeiras com o
endereço do MAC do cliente poderiam ser usadas para dividir uma parte dos
bits finais do endereço (que apresentam maior dispersão) entre servidores
distintos. Provavelmente uma configuração com duas instâncias de DHCP, uma
primária uma secundária, nos dois servidores sendo que os MAC pares são
primários em um, secundários no outro e vice-versa, seja um bom começo.

Rubens