[GTER] Proibição de franquia

Paulo Henrique paulo.rddck at bsd.com.br
Wed Jun 28 11:01:19 -03 2017

Vamos deixar de questionar inicialmente os fatores cultura e politica, até
por que essa não é a lista no qual se deve ter esse nivel de discussão,
vamos nos ater ao fator técnico e condições operacionais no qual as
operadoras, independente do porte, tem como desafios aqui no Brasil e o
modelo de concessão aplicados.

Conforme apontado pelo Lucas Willian, a densidade demográfica é gritante,
creio que se comparar com todos os demais paises, o Brasil deve ficar atrás
apenas do Canadá, que me vem em mente, menor densidade demografica é igual
a maior o custo para atingir uma mesma parcela de potenciais clientes,
quanto maior a rede, maior a quantidade de funcionários e custo operacional
com retorno de investimento sobre um prazo muito maior.

Coloque o custo Brasil, como já apontado anteriormente nesta mesma thread,
o objetivo de toda empresa é realmente obter lucro, a prestação do serviço
é o meio para o objetivo não o fim para existência de uma empresa e sim,
uma filial tem que repassar o lucro para a matriz, se isso irá impactar na
contas da filial e na prestação do serviços é um assunto que a matriz tem
que discutir com a filial, eu particularmente não aceitaria o governo ou
mesmo a pressão popular querendo ditar como a minha empresa ( caso eu
tivesse uma ) irá ser gerida e qual o indice de satisfação a mesma tem que
ter, empresa não é democracia, quem descide é o dono ou o conselho gestor
de acionista, se a matriz recebe um relatório onde demonstra que para
atingir a margem de criticidade de operação do serviço levará dois anos é
até obvio que a matriz só descide investir em ampliação de oferta no
segundo ano e utilize o primeiro ano para obter de volta parte do
investimento inicial necessário para iniciar a prestação do serviço.
A concessão publica de exploração de serviços de telecomunicações foi sobre
termos do mercado de 1998, creio que tem que partir do governo determinar
novos termos para se ajustar a realidade, se colocar no ferro e fogo todas
as operadoras estão prestando o serviço de acordo com os termos estipulados
pela livro/lei de 1998 [1].

Olhando para a questão dos desafios que as operadoras encaram, considere o
fato que elas tiveram que investir e muito lá no inicio sem retorno algum
em uma época que lançar uma fibra era ainda mais caro que atualmente e
tinha metas estipuladas pelo governo para manter a capacidade de concessão,
vocês acham mesmo que uma matriz multi-nacional irá investir pesado sem
retorno a longo prazo ( 10 anos ) sem considerar todos os fatores ?
Lembro que a Interlig, que colocou um backone de 160Gb/s abrangendo todo o
território brasileiro, o investimento de 2001 a 2006 que foi quando a rede
ficou pronta teve o custo total de 2.9 Bilhões de dolares isso na época em
que o dolar e real era quase o mesmo valor.
A interlig não ofertava serviço ao consumidor pessoa fisica, era apenas
pessoa juridica, e o valor praticado por eles eram muito bons considerando
toda a qualidade e suporte, lembro que o próprio Rubens chegou a comentar
aqui na lista que com a Interlig ele teve um recorde no tempo para a
ativação de uma sessão BGP, agora considere o custo inicial para começarem
a operação, mas os encargos trabalhista e tributação fiscal que a empresa
teve que manter ao longo de todo o periodo de existência, incluindo aqui o
periodo que não teve retorno algum pois estavam construindo a rede, será
que ficar apenas criticando as teles e a qualidade de serviço ofertado é
justo ? Mesmo que elas hoje tem lucro, elas ainda não devem ter tirado o
retorno de todo o investimento e já se vê diante de uma cobrança por parte
de mercado que no ponto de vista de um analista financeiro a empresa levará
ainda mais tempo para ter o retorno incial.

Link [1]: http://www.anatel.gov.br/legislacao/leis/2-lei-9472

Meus 0,2 cents para a discussão.

Att.

:UNI><BSD: