[GTER] Proibição de franquia

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Wed Jun 28 08:07:15 -03 2017

Em 27/06/2017 16:26, Marcelo Terres escreveu:
> Eu nao quero comparar, seria totalmente insensato, nao soh pela
> questao geografica, como pela questao cultural.
>
> O comentario sobre o Reino Unido foi soh em resposta a um email sobre
> capitalismo, e capitalismo eh o mesmo em qualquer lugar do mundo. O
> fato eh que as empresas no Brasil, por questoes culturais e por
> ganancia, eh claro, tratam os consumidores de forma inferior a forma
> que tratam o consumidor em outros paises. E aih eh que estah o
> problema.

Ganância todos tem ou podem vir a ter se acumularem muito patrimônio.
Isso é uma característica humana e ninguém está isento desse sentimento.
É justamente por esse motivo que a competição é o pilar mais importante
do capitalismo, justamente para minimizar os efeitos nocivos da ganância.

Se você remover a ampla competição, teoricamente você não tem mais
capitalismo mas sim um sistema econômico de privilégios porque o que vai
ditar as regras do jogo será justamente ganância e quem tem mais poder
econômico. Ai valerá tudo para manter um império, até mesmo compra de
leis ou concessões para perpetuar este mesmo sistema de privilégios.

Quando chega nesse ponto que chegamos, temos que apelar ao Estado para
corrigir um problema que o próprio Estado criou lá trás, pois
privilégios só podem ser concedidos por ele. E foram. Isso não é uma
falha intrínseca do capitalismo mas sim a forma como tentam implementar
o capitalismo.