[GTER] Proibição de franquia
Marcelo Terres
mhterres at gmail.com
Tue Jun 27 17:31:59 -03 2017
2017-06-27 19:42 GMT+01:00 Tiago Melo Oliveira <tiago at digitotal.com.br>:
> Concordo, existe MUITO investimento em infraestrutura, lembrem pessoal, as
> teles fazem parte do jogo, mas quem leva internet de VERDADE para o Brasil
> são os pequenos e médios provedores!!
>
> Conheço provedores pequenos com mais de 1000km de fibra!!
Eu nao quero generalizar. Quando me refiro a falta de investimento me
refiro as grandes teles, que sao quem mais forca a barra. Lembrem a
posicao do Presidente da Vivo quando esse assunto de franquia virou
polemica. Sao elas que precisam investir mais.
Jah disse que entendo a questao da dimensao do pais, mas nao posso
aceitar que as operadoras soh queiram o bonus sem arcar com o onus.
Antes de obter a concessao eles tem (ou deveriam ter ao menos) uma
equipe de especialistas que consideram todo o cenario, e isso inclui a
questao geografica/demografica.
Eh muito facil assumir uma concessao de um servico publico e depois de
alguns anos querer alegar que nao conseguem atender pq a dimensao da
rede eh enorme. Isso eh puro descaramento, visto que isso jah era de
conhecimento quando da aquisicao da concessao. Me indigna que se
aceite isso como desculpa, pois nao eh um fato novo que surgiu com o
passar do tempo, mas sim algo de conhecimento publico desde que a
empresa iniciou seu interesse em assumir a concessao. Se sabiam que
nao tinham condicoes de atender nao deveriam ter nem demonstrado
interesse. Alias, se fosse tao ruim assim, nao teriam nem assumido
neh? Ninguem investe tanto para nao ter lucro. A nao ser que jah
estivessem pensando em usar esses argumentos no futuro (duvidam?).
E eh aih que eu falo novamente que no Brasil tudo pode. Eh soh
assumir a concessao, ganhar o maximo de dinheiro que puder, e quando a
coisa apertar pro lado vir com desculpas baseadas na propria condicao
da concessao. Isso eh o famoso jeitinho brasileiro e tem gente que
compra o peixe ainda.
>
> Dizer que não tem investimento é falar besteira!!
Nao tem o suficiente. Se tivesse, nao seria o caos que eh. Se quando
sairam vendendo ADSL feito agua tivessem tambem investido no
crescimento da rede de forma adequada, para atender a nova demanda,
nao se estaria onde se estah. Ou serah que eles tambem nao previram
que a rede deles nao ia ter a capacidade de atender os milhares de
novos clientes que eles estavam ganhando? Se pudessem, eles usariam a
quantidade de consumidores como desculpa tb para a propria
incompetencia, ganancia e ma administracao.
>
> Sobre a franquia, vejo como um mal necessário em muitos casos, um deles é
> acerca do compartilhamento, onde uma conexão é distribuída para o bairro
> todo!! Os amigos especialistas em outros países podem nos dizer se é
> pratica comum no RU ou EUA..
Aih prejudicam-se TODOS os consumidores, pq uma parcela deles eh
desonesta? Vamos combinar que esse eh o tipo de pensamento que nao
deixa o Brasil ir pra frente neh?
O que falta eh fiscalizar e penalizar quem merece e nao punir o
consumidor honesto (grande maioria) que quer pagar a Internet dele e
assistir quantos filmes quiser no Netflix sem se preocupar se a
franquia vai acabar no meio do filme. Convenhamos...
>
> Eu acredito que a franquia é fundamental em algumas regiões do país, e se
> bem proposta afetará somente uma pequena parcela.
>
Nao duvido disso. O problema eh que nao vai ser bem proposta e as
teles vao se aproveitar para tornar o servico ainda mais porco. Eh soh
olhar o historico.
> A grande massa já convive com franquia de operadoras e acostumou, eu mesmo
> tenho celular da vivo com franquia USO MUITO e nunca ultrapassei.
Eu tb convivo no celular, mas nao uso o 4g para assistir filmes, por
exemplo. Ainda mais 4K. Nao foi uma boa comparacao, infelizmente.
Mas vou parando por aqui. Minha intencao foi fazer as pessoas pensarem
um pouco mais e pararem de defender as teles como se elas fossem a
vitima da situacao. Elas ateh podem ser, mas por culpa propria. Entao
que paguem por seu erros e consertem os mesmos sem que a conta caia no
colo do consumidor, como sempre acontece.
Abracos,
More information about the gter
mailing list