[GTER] Proibição de franquia

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Fri Jun 23 20:50:47 -03 2017

César, seu ponto de vista esta correto com relação a uma possível
redução na velocidade ofertada. Também faz sentido que o aumento da
velocidade ofertada, em parte se deva a possibilidade de ate
recentemente as operadores poderem aplicar cortes baseado nas franquias
de dados. De fato não da pra atuar num plano de 100Mb sem franquia nos
valores atuais. O modelo é bonito do ponto de visto dos provedores, mas
nas pratica não sai como esperado principalmente pelo consumidor devido
a como tudo isso começou.

O problema todo começou quando as grandes operadoras surgiram como isso
puramente com o intuito de aumentar o faturamento sem ter que fazer
investimentos, afinal as franquias oferecidas em cada plano são
irrisórias claramente em um modelo que forcaria o usuário fazer o que
ele já faz na móvel, ou seja, comprar pacotes de dados adicionais para
não ficar sem Internet em casa ou na empresa.
Essas mesmas operadoras foram instadas diversas vezes a mostrar aonde
estava a escassez que justificasse a aplicação das franquias e nunca
sequer mostraram coisa alguma, demonstrando que a escassez é puramente
artificial. Enquanto posavam de coitadinhos e distribuíram dividendos
record para suas matrizes e tendo ótimos resultados na bolsa para os
compradores de suas acoes. Nisso os pequenos e médios provedores
entraram na onda, esses sim um pouco mais afetados por "possíveis"
heavy-users talvez vendo naquilo uma vaga esperança adiar investimentos.

Assim como muita gente ja citou por aqui, também não gosto nada quando o
Estado se mete nesse tipo de coisa, desde que o mercado seja
verdadeiramente auto-regulavel e haja competição e opção. Não ha !
Isso não nasceu como uma necessidade dos provedores regionais mas sim
meia duzia de grandes telecoms com um intenção bem clara: remunerar
melhor os acionistas.

E por ter sido assim eu acredito que se deva colocar logo uma pa de cal
em cima e se proibir esse desejo escuso das teles. E se isso custar uma
diminuição da velocidade entregue ao usuário que assim seja. Fica ate
mais justo para a expectativa e capacidade do usuário Brasileiro
entender isso por enquanto.

Fernando