[GTER] BGP Quagga com duas operadoras

Lista lista.gter at gmail.com
Mon Jun 19 10:22:50 -03 2017

Na realidade a volta do pacote vc tem autonomia em dizer por qual operadora
você vai querer que o trafego venha, porém forçar ele a sair da sua rede
sempre por uma operadora, se tornar um pouco mais complicado de modo que vc
partirá para source routing, e assim "perdendo a magia do BGP", já que sua
saida será marcada estaticamente, o que não é recomendável para roteadores
que suporte e fale bgp.
Mas assim, o que te aconselho a fazer para manipular a volta, é anuncia o
prefixo mais especifico, no maximo um /24 para a op A ou B e assim seu
trafego irá ser preferencialmente escolhido pela op A ou B, dependendo de
qual vc anunciar.
Sempre tenha em mente, se quiser mexer na politica de saida da sua rede,
trabalhe com local-pref ou filter-list(este só em ultimo caso), caso
contrario poderá ocorrer falha em uma op e vc ficar de rota para tal
destino.