[GTER] BGP Quagga com duas operadoras

Edinilson - ATINET edinilson at atinet.com.br
Mon Jun 19 08:54:30 -03 2017

No Quagga é importante voce declarar CADA network que está utilizando.

Na parte do network ficaria entao:
network 4.4.252.0/22
network 4.4.255.0/24

Nos route-map de cada operadora, coloque nomes diferente para IN e para OUT
pois fica mais facil, da forma:
neighbor 1.1.1.1 remote-as 1111
neighbor 1.1.1.1 route-map rm_operadora1_IN in
neighbor 1.1.1.1 route-map rm_operadora1_OUT out

neighbor 2.2.2.2 remote-as 2222
neighbor 2.2.2.2 route-map rm_operadora2_IN in
neighbor 2.2.2.2 route-map rm_operadora2_OUT out

Crie uma regra para CADA network:
ip prefix-list as_meuprovedor seq 10 permit 4.4.252.0/22
ip prefix-list as_meuprovedor_255 seq 10 permit 4.4.255.0/24

Defina o local-preference que deseja para CADA operadora (aumente a
prioridade na operadora que tem o link maior):
route-map rm_operadora1_in permit 45
 set local-preference 100
route-map rm_operadora2_in permit 45
 set local-preference 100

Finalize a entrada com uma regra em branco para CADA operadora:
route-map rm_operadora1_in permit 50

route-map rm_operadora2_in permit 50

Publique o /22 para as 2 operadora:
route-map rm_operadora1_out permit 10
 match ip address prefix-list as_meuprovedor
route-map rm_operadora2_out permit 10
 match ip address prefix-list as_meuprovedor

Publique o /24 APENAS para a operadora que deseja (no exemplo abaixo,
negando para a 1a. e permitindo na 2a):
route-map rm_operadora1_out deny 15
 match ip address prefix-list as_meuprovedor_255
route-map rm_operadora2_out permit 15
 match ip address prefix-list as_meuprovedor_255

obs: É apenas um exemplo. Adapte para sua necessidade.

Edinilson
ATINET
Tel Voz: (0xx11) 4412-0876
http://www.atinet.com.br