[GTER] Placa Multiservices MS-DPC para MX480

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Jun 12 10:31:11 -03 2017

Sei que vou ser linchado(> /dev/null), mas...
Desistir do CG-NAT e migrar para o NAT-Overload(Contemplando Protocol
Inspections, UPnP, e PCP) realmente resolve os problemas com VÁRIOS
serviços na internet... Ex.: FTP, SIP, e Inclusive a famigerada
PlayStatation!

Os Contras dessa abordagem são o custo de processamento disso(olhar para
dentro do protocolo), e os famigerados LOGs...

Do ponto de vista do processamento, pensando naquele cenário de "Paredão de
CCR", eu não vejo grandes problemas... Pois, o NAT e o PPP geralmente não
concorrem pelo mesmo Núcleo de CPU. Então a mesma CCR que vai atolar lá na
casa das 2K conexões PPP e +/- 1Gbps, vai (teoricamente) aguentar fazer o
NAT desse volume.

Do ponto de vista do LOG, a coisa tende a ficar complicada!
Mas a solução basicamente passa por Netflow e MUITO disco...
P.S.: Tenho a esperança de alguma magia negra vinda do mundo do Big-Data
possa tornar a análise disso mais fácil.

Em 11 de junho de 2017 20:21, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> escreveu:

> para

> Policy-routing costuma ter um overhead de performance para plataformas com
> forwarding em hardware que acaba sendo melhor deixar mesmo os pacotes de IP
> público passarem pelo NAT.
> Note que apenas os de IPv4 público precisam; IPv6 já pode ir direto.
>
> Mas quer seja bypass com policy-routing quer seja a máquina de NAT
> ignorando os pacotes de IP público, nos dois casos se a máquina de NAT
> morrer,  só os clientes de IPs públicos permanecem com serviço.
>

> Rubens

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação