[GTER] Placa Multiservices MS-DPC para MX480

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun Jun 11 20:21:19 -03 2017

marcio at sulonline.net>:

> uma
> se a
> para

> Rubens, e se os IPv4/v6 públicos saltarem diretamente para a borda, sem
> nunca passar pelo equipamento responsável pelo NAT?
>
> Usando marcação de rotas, podemos encaminhar para NAT somente IP's
> privados, públicos diretamente para a borda!

Policy-routing costuma ter um overhead de performance para plataformas com
forwarding em hardware que acaba sendo melhor deixar mesmo os pacotes de IP
público passarem pelo NAT.
Note que apenas os de IPv4 público precisam; IPv6 já pode ir direto.

Mas quer seja bypass com policy-routing quer seja a máquina de NAT
ignorando os pacotes de IP público, nos dois casos se a máquina de NAT
morrer,  só os clientes de IPs públicos permanecem com serviço.

Rubens