[GTER] Remote-Access VPN - Concentrator defined Split-Tunneling

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Jun 2 14:56:32 -03 2017

Em tempos de Windows 10, MacOS, IOS, e Android, qual a ferramenta de VPN de
acesso remoto(Telecommuter) os colegas tem usado?

Eu sou suspeito para falar, mas eu sou fã de carteirinha da implementação
de IP-Sec da Cisco e as influencias que eles deixaram como o VPNC, e o
cliente de IP-SEC do iPhone.

É(era) lindo!
Configura o Split-VPN no concentador, cliente conecta, pega a listinha,
instala as rotas... Tã-DÃ!

MAS(there is always a but):
- Desde o Windows 8.1, usar VPN IP-Sec da Cisco no Windows tem sido um
desafio(to de saco cheio de gambiarras)!
- O Android também é um problema, pois não faz o Split-tunneling com base
nas definições do concentrador.
  Somente rotas estáticas definidas no client nativo do Android.

Tenho vários clientes que tem a demanda de Split-VPN!

Já fiz gambiarras para Windows Usando VPN-L2TP-IPSec que via powershell
baixam um txt via HTTP com as rotas e aplicam no client. Mas é uma dor de
cabeça sem fim!

Eu preciso de algo menos DIY.
Qual ferramenta faria isso em Windows, iOS, Android, MacOS?

P.S.: Já antevejo respostas com "Use OpenVPN!"
Mas pelo que conheço do OpenVPN(e reconheço que tenho birra com ele) eu
nunca ví o server side definition para SplitVpn.

--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação