[GTER] Soluções para a escassez de IPs públicos

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Thu Jul 20 22:05:00 -03 2017

Desculpe, mas vou ter que discordar apesar de compreender este
posicionamento.

Tenho visto isso ser repetido como um "mantra" ultimamente e não
acredito que seja assim como se fala quase que de maneira automática.
A implantação de IPv6 não resolve o problema de escassez de IPv4 de uma
hora pra outra. Vai demorar e vai demorar muito tempo. Anos, quem sabe
décadas para não sentirmos mais falta de IPv4. Não adianta tapar o sol
com a peneira e achar que se a maioria fizer direitinho daqui alguns
meses o sol vai brilhar e IPv4 vai ser coisa de museu.

Acredito que hoje em dia tem muita gente implantando IPv6 em redes de
acesso e provedores de conteúdo (e no Brasil parece que estamos acima da
media), porem ainda esta bem longe do ideal vide Amazon que somente no
final do ultimo ano adicionou suporte aos produtos de VPS e somente este
mês - sim deste ano de 2017 - anunciou que o suporte era completo em
todas as regiões. Google Cloud Platform so adicionou suporte full IPv6
em Marco desde ano também
Não adianta nada fazer tudo direitinho do seu lado se o outro ainda esta
a passos de tartaruga, se muita CPE ainda esta longe de ter suporte
funcionar em IPv6 ou jamais vai ganhar uma atualização de firmware que
suporte.

No caso dos provedores de conteúdo o problema é ainda pior pois mesmo
que ele tenha IPv6 100% disponível se ele não tiver IPv4 para oferecer
para seus clientes servirem conteúdo para qualquer usuário conectado ele
é descartado facilmente como opção enquanto outros players saem
comprando diversos /16 com a maior facilidade como se compra carne no
mercado.

É uma vergonha a ARIN permitir e facilitar essa compra e venda de
recursos escassos como se fossem bens manufaturados como um servidor ou
um roteador adquiridos na lojinha na esquina e propriedade de quem os
vendeu. Embora muita gente pense dessa forma IPs não "pertencem" ao ASN
a quem estão alocados e jamais deveria ser passível de venda. Se alguém
não tem mais utilidade para eles, deveria obrigatoriamente devolver  ao
RIR e este redistribuir de forma justa a quem realmente tem necessidade
para ter uma alocação mínima para os próximos anos e poder trabalhar
enquanto "o outro lado" não faz o trabalho dele.

Eu particularmente não acredito na premissa que encontrar soluções para
aliviar os problemas causados pela escassez de IPv4 signifique atrasar a
implantação de IPv6. Um não exclui o outro.
E acreditem haverá ainda nos próximos anos muito problemas e muitas
brigas devido a falta de IPv4. Deixa só terminar essa Fase 3 de
esgotamento do LACNIC e assistam.

Saudações.
Fernando