[GTER] Monitoramento

Paulo Henrique paulo.rddck at bsd.com.br
Fri Jul 14 14:03:55 -03 2017

Em 13 de julho de 2017 09:40, Leonardo Amaral - Listas <
listas at leonardoamaral.com.br> escreveu:

> Mentalidade do empresariado brasileiro é fogo.
>
> Mentalidade de brasileiro não, mentalidade do que é custo/beneficio para o
negócio.
Se acha mesmo que um gestor irá investir R$100.000,00 ou R$200.000,00 no
desenvolvimento de uma ferramenta de monitoramento de ativos de TI onde já
há inumeras soluções, ótimas inclusive para lidar com a necessidade a um
investimento muito a baixo do que isso, pode ter certeza, o gestor irá
apontar para as ferramentas maduras que já existem.

> Se vc tem uma ideia, implemente! Zabbix não é adequado pra todos, por mais
> maduro que seja. Eu mesmo tenho em casa um mini testbed que não compensa
> usar Zabbix (Fico com DÓ da minha IO) pra monitorar. Não preciso de um
> elefante branco ao mesmo passo que talvez um visual diferente ajude mais do
> que a complexidade não necessária em muitos casos. Alias, tenho pelo menos
> 2 casos aqui que Zabbix mais atrapalha que ajuda (E qualquer coisa que
> exija mais que agent simples complica tb).

Já implementei 8 infraestruturas com zabbix, e para monitoramento de ativos
de TI e mesmo integrando com outras soluções ele é muito adequado.
Agora se o equipamento que você quer monitorar não tem suporte a SNMP,
então faz um favor a você e a empresa que trabalha, condena o equipamento
por incompetencia técnica, SNMP é mandatório no que se trata de rede, até
hoje não achei um unico equipamento de rede confiavel que não tinha lá a
sua opção de monitoramento por SNMP, isso por que o SNMP é padrão de
industria.
Os seus 2 casos em que você afirma que zabbix ( ou mesmo qualquer outra
solução de NMS madura ) atrapalha mais do que ajuda, seria de extrema valia
você compartilhar os mesmos.
E mesmo para ambientes caseiros ( escritorios com dois ou 3 computadores, o
roteador adsl e um servidorzinho de arquivos ) a implantação do zabbix ou
mesmo que qualquer outra solução madura de monitoramento é trivial, claro
para quem quer prestar um serviço de qualidade para o cliente no minimo um
NMS e um Firewall/IDS é de grande valia e visto com bons olhos mesmo por
clientes pequenos que rende no maximo um contrato de manutenção mensal de
R$300,00.

> [...]
> Eu mesmo tenho 1 SRX220H, uma hAP-AC, duas Raspi e 2 Poweredge. Comprar uma
> solução paga é fora do aceitavel pq o lab sou eu mesmo (Não tem empresa por
> trás) e o Zabbix que tenho usado lá tem acabado com o IO de uma das minhas
> VMs.
>
> []'s
>

> [image: --]
>
> Leonardo Amaral
> [image: https://]about.me/leonardo.amaral
> <https://about.me/leonardo.amaral?promo=email_sig&utm_
> source=email_sig&utm_medium=email_sig&utm_campaign=external_links>

:UNI><BSD:
Paulo Henrique.
Fone: (21) 37089388.