[GTER] Configuração aspath

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Jul 10 22:42:13 -03 2017

> Fala doutor! Como vai?
> Uma dúvida básica, eu posso anunciar meus blocos /24 iguais pra todas as
> operadoras e fixar prepend diferente pra elas?
> Ex:
> 192.140.36.0/24 com prepend 1 na operadora 1
> 192.140.36.0/24 com prepend 2 na operadora 2
> 192.140.36.0/24 sem prepend para o ptt?

Pode. E você pode variar o número de prepends, não precisa ser apenas 0, 1
ou 2... pode ser 0, 3 e 7, ou qualquer coisa que leve o tráfego mais
próximo dos seus objetivos.

> Existe algum problema em anunciar
> blocos iguais para duas operadoras diferentes ?

Nenhum. Aliás, não fosse a necessidade de engenharia de tráfego, o melhor a
fazer seria ter anúncios homogêneos...

> Sinto que falta algo no meus filtros de anúncio.
> Hoje utilizo /22 pra operadora 1, 2 /23  pra operadora 2 e 4 /24 para o
> ptt.
> Mas a capacidade do meu ptt não supri toda necessidade de tráfego vindo dos
> blocos e as vezes preciso remover o anúncio,  de forma que fico sempre com
> o ptt no limite e metade do tráfego do trânsito  (ou menos) sem uso.

Me parece que a primeira tentativa seria ter os mesmos 2 /23 na operadora 2
e no PTT, só que com alguns prepends na operadora 2.

Rubens