[GTER] Informações links Internet com Redundância

Israel Ramos israel.melo.ramos at gmail.com
Thu Jan 26 14:05:54 -02 2017

Matheus,

Recentemente, contratei redundância de link dedicado para a empresa que
trabalho. A alternativa foi consultar o fornecedor antes de contratar,
solicitando o mapa da rede que atenderia a empresa. (não necessariamente o
mapa completo, apenas o caminho da fibra entre a minha empresa e o POP do
fornecedor). Basicamente foi assim que pudemos "garantir" o atendimento por
caminhos distintos. Mas mesmo assim, não impede que ao longo do tempo os
fornecedores realizem mudanças nas redes que acabem provocando a colisão
das rotas nos mesmo postes.

Acredito que a única garantia seria a empresa cliente lançar as próprias
fibras até os POPs dos fornecedores. De qualquer maneira precisa contratar
com o fornecedor por questões de licenciamento.(pagar para o fornecedor
levar a fibra até você e solicitar exclusividade na rota) O que
dificilmente acontece, e quando acontece são casos extremos onde não exista
rede de fornecedor passando pelo local.

Uma alternativa seria realizar redundância com ponto a ponto via rádio.
Sendo o principal link por fibra e a redundância por rádio.

No caso aqui da empresa chegamos a cogitar e realizar um pré projeto para
fechar o enlace por rádio. Pois estamos a cerca de 4km de distância do DC
da Level 3 de Cotia-SP. Mas por causa da topologia acidentada teríamos que
investir muito alto na construção de uma torre. No final acabamos pagando
para o fornecedor da redundância trazer a fibra até nossa empresa (sem
contrato de exclusividade). Pagamos uma taxa de instalação bem salgada.
Enfim, é uma tarefa um pouco complicada e bem cara na maioria das vezes.

Mas cada caso, é um caso. Dependerá da região onde o projeto será
implementado.