[GTER] Cloud que aceite vmware

Luzemário Dantas luzemario at luzehost.com.br
Wed Jan 25 11:50:51 -02 2017

Em nosso caso raramente chegamos a perceber diferença. Sempre deixamos o
cliente ciente de como a coisa funciona, assim eles nunca "exigem
demais".... rs

O desempenho é limitado aos recursos de cloud contratados. Tivemos casos
aqui onde o cliente precisava de uma CPU de 20GHz. Como não existe
hardware físico para isso, juntamos varias instâncias de VMWARE para
atender o VMWARE dele, e a coisa fluiu muito bem.

Como dizem na física, nada se cria. Há perdas, mas o overhead tem sido
aceitável para nós. Basta dimensionar direitinho.

Em nossos testes algumas vezes usar o KVM como hypervisor se mostrou até
mais rápido que usar o VMware mas isso é muuuuuito relativo. Varia
enormemente de acordo com as configurações do host e das instâncias
convidadas. O que concluímos é que cerca de 5% da CPU da máquina host
deve ser reservada exclusivamente para overhead. O que pega mesmo é o
IO, uma vez que você tem uma dupla virtualização de driver, inserindo
mais delay. Resolvemos isso com mapeamento físico de discos onde
aplicável, nas duas camadas. Você mapeia um disco físico para o segundo
VMWare, que por sua vez mapeia para o guest. É meio gato mas funciona.

Geralmente preferimos a SoftLayer quando precisamos atender esse tipo de
demanda. Isso não quer dizer que a SoftLayer seja livre de problemas. O
bloqueio total de porta 25 em todos os planos e a obrigação de contratar
relay externo para emails é um saco para a maioria do pessoal, e para
ser sincero, para nós também. Já chegamos a cancelar planos por conta disso.