[GTER] Relação do Facebook com DNS

Kurt Kraut listas at kurtkraut.net
Wed Jan 25 09:57:42 -02 2017

Aloha,

Isso não é uma excepcionalidade, isso é a regra de uma CDN: a escolha de
qual edge (= servidor/PoP) da CDN irá servir o conteúdo é baseada na
geolocalização do servidor de DNS resolver que resolveu o endereço em
questão, independente da geolocalização do IP que está rodando o browser e
fez a requisição HTTP.

Na documentação oficial do Google Global Cache ele diz explicitamente que
na sessão BGP com ele, você tem que anunciar os blocos de IP nos quais
estão contidos os DNS resolvers, caso contrário, o cache local no ISP *NÃO*
será utilizado para servir o conteúdo.

A única CDN que tenho notícia que não opera dessa forma é a Highwinds, que
usa eventualmente BGP Anycast, o que transfere a tomada de decisão de qual
edge servirá que requisição da camada DNS para a camada de roteamento.
Google, Akamai, Amazon CloudFronte, CloudFare, UPX, Azion, Verizon CDN,
Level 3, provavelmente Netflix, you name it: tudo depende do IP do DNS
resolver.

Portanto colegas administradores de rede, não utilizem 8.8.8.8, OpenDNS,
GigaDNS etc. a não ser em casos extremos pois vocês estão prejudicando a
performance da conexão de vocês.

Abraços,

Kurt Kraut