[GTER] Latencia Brasil x Europa

Felipe-RS felipedacruzrs at gmail.com
Fri Jan 20 16:51:18 -02 2017

A regra básica é separar em 2 etapas onde a somatória dá o resultado:

1) Calcular o time delay do meio fisico de transmissão.

No caso da Fibra usa-se normalmente: Tipo de Fibra Óptica (Por
exemplo: G.652,G.655 e etc) x Wavelength (Em nm) x Indice de Refração
x Distância.

Por exemplo:

- Uma rede de 100KM em G.652 com um laser a 1310nm gera uma latência
de 489.34µs (100,000/204.357 = 489.34)
- Uma rede de 100KM em G.652 com um laser a 1550nm gera uma latência
de 489.67µs (100,000/204.220 = 489.67)

2) Calcular o delay gerado pelos elementos de transmissão de rede
(DWDM, SW, Router e etc) + especificações de rede + protocolos de rede
+ características de rede:

Ai tem uma conta de: Transmission delay + Packetization Delay +
Processing delay + Queuing delay e assim vai.

A parte da Fibra é a mais fácil, o problema é quando entramos na parte
de elementos onde existe variações entre os fabricantes: Store and
Forward Latency, Switch Fabric Latency, Wireline Latency adicional,
Queuing Latency e assim vai até chegar no Total Best/Worst Latency.

No final das contas dá pra viajar muito nesse tema...

Abraços