[GTER] RES: Petição para Internet sem Limite de Trafego.

Samyr Bechelane samyrmmb at gmail.com
Mon Jan 16 11:02:05 -02 2017


Israel,

A clausula que, usando suas palavras, "proíbe o cliente de exceder
determinada quantidade de trafego", chama-se franquia.

Cliente que compartilha o acesso com os vizinhos (e até com o bairro
inteiro) é chamado de gatonet... não chamamos a Anatel por que não adianta
nada... eles não tem dinheiro pra abastecer os próprios veiculos (enquanto
abrem mão de multas milionárias).

E não, não somos livres para elaborar nosso próprios contratos.

Concordo com o Bruno quando ele fala que as limitações deveriam ter o mesmo
destaque nos anúncios quanto a velocidade.

E Kurt... realmente na maior parte do pais temos 1 ou 2 fornecedores de
transito e transporte... por isso que a maioria dos pequenos ISPs esta se
organizando e criando redes próprias (se incentivo do governo) para
resolver esse problema.

Se precisamos de métodos homologados para medir o uso, devemos brigar por
isso... o que eu não quero e ser obrigado a vender franquia (como foi
mencionado pelo kassab) ou ser obrigado a vender ilimitado... quero vender
da maneira que eu achar melhor e que compre o meu produto quem achar que
ele atende sua necessidade.




Samyr M. M. Bechelane
Netcetera Telecomunicações Ltda
Fone: (31) 3615-4400 / (31) 98678-0880
AS262733

Em 15 de janeiro de 2017 18:43, Israel Ramos <israel.melo.ramos at gmail.com>
escreveu:

> Sergio,
>
> Se é tão prejudicial pra você esses 20 clientes que excedem a franquia, por
> que ainda tem eles como clientes?
> Por que você não estipula nos contratos de fornecimento e na hora da venda
> uma cláusula que proíba o cliente de exceder determinada quantidade de
> trafego?
> Porque você não denuncia esses clientes para a Anatel?
>
> Acredito que vc não faça isso porque é inteligente e sabe que afetaria suas
> vendas e a retenção de seus clientes.
>
> O que temos que lembrar é que quando a gente negocia e estabelece um
> contrato devemos honra-lo. Se você vendeu seu serviço dizendo que iria
> entregar o direito de utilização por 30 dias um link com velocidade X, vc
> deve entregar exatamente isso. Não interessa como e para qual propósito o
> cliente vá consumir o serviço. Desde que respeite o contrato.
>
> Vc é livre pra escrever seus próprios contratos e também é livre pra
> negocia-los com seus clientes antes de assina-los. Mas uma vez assinado vc
> deve fazer sua parte em cumpri-lo.
>
> Qual é o procedimento que vc executa quando um cliente desses excede a
> franquia? Você cobra pelo excedido, corta o acesso, reduz a velocidade ou
> rescinde? Qualquer que seja o procedimento está estipulado no contrato e é
> informado ao cliente na hora da venda? Havendo clareza durante a venda
> existirão clientes que aceitarão e outros não. Isso é negocio, vc não é
> obrigado a vender pra quem não os aceite.
>
> Mais uma vez, você é livre pra elaborar seus contratos e negócios.
>
>
> On Sun, 15 Jan 2017 at 17:31 Sergio Ferreira <sergio at wgo.com.br> wrote:
>
> > Kurt,
> >
> >      Você está generalizando. No nosso caso temos a franquia apenas como
> > mecanismo para controlar usuários que utilizam a velocidade contratada
> > 100% do tempo e que na maioria das vezes compartilham o acesso com
> > vizinhos.
> >
> >      Quando se calcula valor de banda larga, espera-se que o usuário
> > também utilize o circuito como tal e não como um link dedicado.
> >
> >      Quanto custa 1Mbps para o provedor comprar ?   ( para mim fica mais
> > de R$ 30,00 por Mbps )
> >
> >      Quanto o usuário paga por 1 Mbps no plano de banda larga ?  ( para
> > o meu usuário está na faixa de R$ 10,00 por Mbps )
> >
> >      Se olhar por esse lado, se fizer as contas, verá que a franquia é o
> > mecanismo mais eficiente para permitir altas velocidades aliadas a
> > baixos preços. Não existe milagre.
> >
> >      Apenas como referência, 1Mbps dedicado aqui na região é
> > comercializado por R$ 200,00 +-
> >
> >      No mais, se eu conseguisse perder todos os meus usuários que
> > excedem a franquia, seria um homem muito mais feliz. No meu caso estou
> > falando de uns 20 clientes os outros 20.000 clientes agradeceriam.
> >
> > Sérgio Ferreira
> > WGO Telecom
> > > Kurt Kraut <mailto:listas at kurtkraut.net>
> > > 15 de janeiro de 2017 13:43pelo Postbox
> > > <
> > https://www.postbox-inc.com/?utm_source=email&utm_medium=
> sumlink&utm_campaign=reach
> > >
> > > Aos senhores que trabalham e/ou possuem ISPs e estão defendendo o
> limite
> > > por franquia,
> > >
> > >
> > > Vocês acham que seus fornecedores ficarão de braços cruzados vendo
> vocês
> > > artificialmente elevarem o custo do que vocês compram deles e revendem
> ao
> > > cliente final? Eles vão querer fazer parte da dança também. Pense com
> > > carinho como seria se seu fornecedor de trânsito, seu fornecedor de
> > > transporte até o IX.br de São Paulo e seu fornecedor de cross connect
> > > passasse a cobrar por **além da velocidade** do circuito como hoje já
> > > cobram, um custo pelo GB trafegado, exatamente assim como você deseja
> > > fazer
> > > com seus clientes.
> > >
> > > Acha mesmo que há espaço para os dois modelos coexistirem? Você tem
> > > mais de
> > > 2 opções de trânsito IP na sua cidade? Mais de 2 opções de transporte
> > > até o
> > > IX.br? E se os 2 fornecedores da sua cidade resolverem cobrar por
> > franquia
> > > trânsito/transporte?
> > >
> > > Não tenham a ilusão que seu cliente que paga hoje R$80, por conta da
> > > franquia passará a pagar R$120. Quando acabar os R$80, ele vai ficar
> sem
> > > internet mesmo. Visitei em 2016 um desses ISPs que pegou frequência
> > > licenciada para vender acesso LTE fixo. Era final do mês e o uso do
> > > trânsito deles não passava de 30% da capacidade instalada. Quando
> > > perguntei
> > > o porquê recebi a seguinte resposta:
> > >
> > > - "Está em final de mês, pessoal está sem grana para comprar tráfego e
> > > voltar a navegar."
> > >
> > > As famílias e empresas não pagarão mais pelo serviço, vão fazer é
> > > racionamento do uso do serviço. E vão aprender conviver mais sem
> > > utilizar a
> > > internet. Vão voltar a usar televendas (telefone) em detrimento do
> > > e-commerce, para dar somente um exemplo.
> > >
> > > Você já não tem enorme desgaste com seus clientes dizendo que a
> > velocidade
> > > do SpeedTest não bate, que você não está entregando a velocidade
> > > contratada? Está pronto com um batalhão de atendentes para além de
> > > responder questionamentos de velocidade, passar a ter contestação de
> > > fatura
> > > de cliente que diz ter trafegou 48GB enquanto sua fatura veio 50GB?
> Estão
> > > prontos para esse caos?
> > >
> > >
> > > Tem certeza que isso seria bom para o nosso mercado? Tomem cuidado,
> > > pois ao
> > > cobrar seus clientes por tráfego, vocês estão furando o casco do navio
> em
> > > que todos nós estamos.
> > >
> > >
> > > Abraços,
> > >
> > >
> > > Kurt Kraut
> > >
> > > Em 14 de janeiro de 2017 23:09, Andrio Prestes Jasper
> > > <mascaraapj at gmail.com>
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