[GTER] RES: Petição para Internet sem Limite de Trafego.

Kurt Kraut listas at kurtkraut.net
Sun Jan 15 19:29:02 -02 2017

Aloha Sérgio,

Se você quer uma ferramenta para impedir a re-venda não autorizada de seu
link compartilhado por parte de seu cliente, a ferramenta correta para se
militar por ela é a redução da porcentagem máxima de garantia da velocidade
máxima (Maximum Information Rate), não franquia.

Há banda ociosa? Entrega para o cliente. Está congestionado? Entrega o CIR
(Commited Information Rate). E de quanto é o CIR? O quanto o cliente quiser
comprar. Antigamente era padrão de todos os contratos 10%, até a ANATEL
intervir. Subiram para 40 a 80%. Que tal permitir que a porcentagem
garantia de velocidade máxima seja mais um item que o cliente pode comprar
como um adicional? Assim você resolve seu problema e permite que as
famílias ainda tenham o plano de internet como um custo fixo, não um custo
variável.

Ainda assim há outras alternativas técnicas à disposição que podem ser
estudadas se juridicamente são adequadas (e suspeito que sejam). Como
limitar o número máximo de conexões TCP simultâneas. A Vivo no produto
Speedy (ADSL) tem esse número restrito em contrato. Essa métrica na prática
impede a revenda não autorizada de um link compartilhado.

Abraços,

Kurt Kraut