[GTER] Petição para Internet sem Limite de Trafego.

Felipe Trevisan fetrevisan at gmail.com
Fri Jan 13 17:50:14 -02 2017

Sempre a mesma discussão sem fim, sem acordo, sem propósito. Não estou
criticando ninguém, mas sim a realidade em que vivemos, graças a politicas
ruins, shortsighted e desenvolvidas nos bastidores.

Todo mundo discutindo se é melhor dar Neosaldina ou Aspirina pra curar a
dor de cabeça do paciente, quando na verdade, basta arrancar o prego da
testa do coitado.

Se a Anatel aplicasse o que ela previu desde o começo, com a licença do
provedor de redes, a separação estrutural do provedor de rede para o
provedor de serviços, essa discussão seria inócua, quiça existente.

É um AB-SUR-DO essa devolução dos bens reversíveis. Deviam fazer o que era
previsto, e licitar tudo de novo. 25 anos depois, a realidade é outra, a
tecnologia é outra.

É uma palhaçada transformarem multas das operadoras em investimento em
redes das próprias operadoras que elas vão usar somente para uso próprio,
não exigem compartilhamento, apenas que as operadoras invistam em cidades
onde , TEORICAMENTE, o VPL das operadoras (para os padrões delas) seja
negativo. O detalhe é que nestas cidades com VPL negativo para operadoras,
a concorrência entre os pequenos é farta. Vão matar os pequenos locais,
sendo que deveriam pagar uma multa milionária para a sociedade como um
todo.

Quem não quer ter acesso aqueles POPs gigantescos da Telesp, TELERJ, TELESC
e qq outra? Prédios de 3, 4, 6 andares, no meio da cidade, capaz de
receberem POP´s robustos, Data Centers, cabos e mais cabos, todos vazios,
porque a tecnologia atual, faz um prédio de equipamentos dos anos 70 caber
em um rack nos anos 2020.

Aqui em SP, A Vivo é dona de tudo que é duto subterraneo, e ainda usa todos
os suportes disponiveis nos postes. Voce entra em um prédio qualquer, a
construtora deixou todos os cabos passados para telefonia da Vivo, um DG
exclusivo com 30 m2 e outro de 8 m2 para todaS aS outraS operadoraS. A
administração do prédio não cobra aluguel da Vivo, mas das outras
operadoras chega a cobrar de 1 mil a 5 mil reais por mes por um espaço no
DG, que é obrigatório, caso você queira acessar algum cliente lá dentro.

São estas coisas que geram desigualdade e assimetria concorrencial, e que
deveriam ser combatidas.