[GTER] Petição para Internet sem Limite de Trafego.

Israel Ramos israel.melo.ramos at gmail.com
Fri Jan 13 12:04:45 -02 2017

Leandro,

Entre Brasil e Irlanda, eu prefiro o Brasil. Tanto é que voltei pra cá.
O que relatei são fatos reais e não estou querendo comparar países. Seria
muita ingenuidade querer fazer comparações desta maneira.
Os fatos que relatei foram para mostrar que é tecnicamente possível atender
em escala clientes sem impor limites de trafego e ainda lucrar.

A questão que gostaria de trazer pra mesa é a de que não se resolve
problemas técnicos na base da "canetada". Isso é ilusão!
Se a qualidade de serviços estivesse proporcionalmente ligada a quantidade
de leis/regras impostas nós teríamos aqui no Brasil a melhor rede de
telecomunicações do mundo.

Acredito que devemos olhar para o problema por uma outra perspectiva.
Nivelar por baixo ou criar limitações ridículas só estimula a degradação
dos mercados.

Se as operadoras estão com dificuldades de entregar serviços com qualidade,
então que invistam mais em infraestrutura ou limitem as vendas. É
simplesmente business e não política! Quem investe mais lucra mais.

Criar regras para legalizar a venda de "gato por lebre" não vai ser
benéfico pra nenhum mercado.

As agências reguladoras deveriam estar focadas em outros aspectos de
regulação, como por exemplo esse lance do aluguel de postes que virou
piada. Deveriam estar focadas em questões de concessão para estimular o
concorrência e diminuir o oligopólio. Na minha opinião essas são questões
muito mais sérias e impactantes.