[GTER] A saga: Razões para migrar de PPPoE para DHCP

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Jan 3 11:54:41 -02 2017

Em 31 de dezembro de 2016 18:29, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> escreveu:

> Isso existe e se chama 802.1X.
> https://en.wikipedia.org/wiki/IEEE_802.1X

​Decorrente de minha experiência eu posso dizer que desde quando houve uma
significativa troca na pilha de rede no Windows, ou seja do Vista para
cá(7/8/10), o suporte ao 802.1x está bastante estável.

Vale lembrar que eu falo de ambiente corporativo, onde existe uma autonomia
maior para impor-se atualizações dos S.O.

Dos problemas que possam surgir quando se fala de 802.1x em ISPs eu de cara
posso imaginar:
- Utilização de certificados emitidos por C.A.s válidas nos Radius-Servers.
  (OK, isso é básico, mas vejo muuuuuitos self signed em ISP por aí).
- Maldito Controle de credenciais do Windows
  Isso já é um problema no ambiente corporativo...
  Salvar credenciais distintas das do usuário local no windows é uma tarefa
hercúlea para usuários leigos(adotamos a técnica de setar via powershell, é
menos dor de cabeça).
- CPEs que não tem suporte a "discador" 802.1x.
  Muitos e muitos Dlinks e TPlinks que não tem suporte a um discador
802.1x...
  E aí? como faz?
​

--