[GTER] A saga: Razões para migrar de PPPoE para DHCP

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun Jan 1 22:52:10 -02 2017

> Essa foi a ideia que me veio à mente, desde a primeira vez que vi essa
> discussão de PPPoE x DHCP x usuário/senha.
>
> No "mundo real" isso seria viável?

Nos tempos do Windows XP a quantidade de bugs no supplicant da Microsoft
era inaceitável, então  não era viável.

Precisa testar com softwares atuais para ver o quanto é viável hoje em
dia... especialmente com mobile. Curiosamente, Android suporta.

E eu sempre imagino que se todo mundo resolver usar a Internet ao mesmo
> tempo, como é que o DHCP vai se virar? (Ok, só de brincadeirinha, porque
> haveria problemas no PPP também). :-)

DHCP é muito mais resistente a esse caso do que PPP... e não é só de
brincadeirinha, esse pico é muito comum numa situação de grande ocorrência
no país: queda de energia elétrica. Mesmo que seus equipamentos tenham
no-breaks e geradores, os dos clientes não tem... e na hora que a energia
volta, reconecta todo mundo praticamente ao mesmo tempo.

Rubens