[GTER] CGNat - Quem esta usando e quais são os desafios?

felipe macedo felipeamacedo at hotmail.com
Thu Feb 23 11:38:19 -03 2017

Ivan,

sobre sua pergunta .. vi relatos sobre a NET trabalhando com CGNAT. Vejo alguns usuários de jogos e outras aplicações reclamando de bloqueios e problemas na rede.

Eu estou pensando ( e testando ) trabalhar com IPv6 nativo, aplicando DNS64 + NAT64 quando for necessário tráfego IPv4.

Na minha opinião, o CGNAT será apenas uma sobrevida que, no fim das contas, será um re-work.

Embora a solução que citei necessite sim de IPv4, o consumo dos IPs é inferior e você já estará  rodando IPv6.

Fora que, posso "esquecer isso na rede",  não fazendo diferença quando IPv4 não for mais necessário..