[GTER] Esgotamento Endere?os IPv4

Ivan Marzariolli imarzariolli at gmail.com
Tue Feb 21 18:46:43 -03 2017

IPv6 realmente é a solução, mas ainda ha muito o que fazer.

Para muito profissional de rede, IPv6 ainda é um bicho de 7 cabeças, principalmente ao que se trata de segurança (muito cara de segurança não consegue entender como aplicar segurança sem fazer NAT, pensão que IPSec so serve para VPN site to site, etc..).

O que eu tenho visto muito é o pessoal usar soluções de CGNat com produtos que suportam também 6rd, nat64, dns64, ds-lite para das uma sobre-vida no IPv4 mas ja começar a colocar o usuário no mundo IPv6.

No caso que o Renato Frederick fala, provavelmente a instituição esta usando a estrutura em IPv4 mas com endereço da aplicação (VIP em um ADC) com IPv6, mas sem realizar o source-nat nesta conexão, então os servidores de backend não sabem como devolver a requisição.

Ivan Marzariolli