[GTER] Indicação de roteador bgp e empresa de fornecimento de link em Natal/RN

Lucenildo Lins Aquino Júnior lucenildo at nic.br
Wed Feb 15 08:35:31 -02 2017

Caros,

Concordo com Willian, acho que tem ficar claro a diferença de control
plane e data plane. Obviamente qualquer um dos RSs tais como: BIRD,
Quagga e até mesmo GoBGP são mais rápidos para receber, concatenar,
executar o best path e propagar a tabela. Todavia a performance para
forward é bem menor que um ativo de propósito especifico.

Para quem quiser experimentar soluções que usam ativos apartados para
Control Plane e Data Plane, recomendo dar uma olhada em:
https://www.dropbox.com/s/40n4j9kp3w1eecg/Tutorial%20SDN%20%26%20NFV%20LACNIC26.pdf?dl=0

http://www.lacnic.net/web/eventos/lacnic26-agenda-tutoriales#02

No último LACNIC/LACNOG - José Miguel Guzmán (Whitestack - Ex. Google)
no slide 54, fez um lab durante o evento mostrando um trafego direto
entre dois AS através de um switch com openflow, o BGP era fechado com
um terceiro AS mas o trafego de dados não passava pelo ativo que
estabelecia o BGP.

Grato,