[GTER] Indicação de roteador bgp e empresa de fornecimento de link em Natal/RN

Leonardo Amaral - Listas listas at leonardoamaral.com.br
Tue Feb 14 09:14:44 -02 2017

Em 14 de fevereiro de 2017 02:22, willian pires <willian_pires at hotmail.com>
escreveu:

> Um bom kit de placas Intel processadores xeon e5 2670 memória RAM de alta
> velocidade e discos ssd MLC podem te levar a 10/20Gbps com 4 5 full routing.
> Isso claro com uma excelente configuração de sistema operacional Linux ou
> BSD, eu gosto de centos e FreeBSD.

Algumas considerações sobre o comentário acima:

1) No que SSD interfere em velocidade de roteamento? A única coisa que pode
fazer diferença chama-se SWAP e se você está usando isso (E com SSD ainda),
você fez besteira na conf de RAM e está fazendo besteira na conf de HDD
2) Netmap nas ixgbe processa até 14Mpps.
3) Numero de cores importa mais do que velocidade dos mesmos (As ixgbe
levantam até 16 queues, ajustando o RSS. Eu também recomendaria não usar o
irqbalance caso use Linux, é melhor fazer o script de balanceio na mão (Tem
um demo disso no pacote source do ixgbe do e1000.sf.net)
4) Falando em e1000.sf.net,  sim, o módulo da Intel e o módulo que está
mainline no kernel são diferentes (E bem diferentes). Não sei no BSD
5) Falando em cores, algo a se testar seria GoBGP + Zebra. Como o GoBGP é
multiprocessado para todas as operações do BGP, talvez convergencia de
rotas seja algo rápido, mas nunca testei isso.

[image: --]

Leonardo Amaral
[image: https://]about.me/leonardo.amaral
<https://about.me/leonardo.amaral?promo=email_sig&utm_source=email_sig&utm_medium=email_sig&utm_campaign=external_links>