[GTER] Prefixos menores que /24

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Feb 10 08:56:57 -02 2017

> Aproveitando o assunto, mas fugindo um pouco do objetivo:
>
> Recebi em um email que tenho  lá no PTT uma empresa oferecendo 'grandes
> oportunidades comerciais' para 'incremento da minha numeração sem submeter
> às políticas do LACNIC'.

Já sabe que é cilada, Bino...

> Era uma empresa americana e pelo IP associado ao domíno do email, tinha um
> /11. Deve ter IP sobrando e queria me vender/alugar um bloco.

Vender não vai rolar. Não há transferências entre o ARIN e o LACNIC.

> Funcionar
> funciona, basta eu usar o ASN deles e o bloco, os ISP que trocam tráfego
> comigo que perguntei, nenhum reclamou do ASN ser de outro país e de outra
> empresa. Por eles eu subia até 2 sessões.

De fato não há problema em usar o ASN deles se eles autorizarem.

> E aí, isto pode? Um range que nem delegado ao Brasil está, ser vendido? Se
> sim, daqui a pouco no ebay e mercado livre vai ter: "troco /20 por um
> carro, tratar em PVT".

Se é americano, não pode vender para LACNIC, apenas para EUA, Canadá, Ásia
e Oceania.
E em todo RIR, o receptor da venda precisa justificar necessidade dos IPs.
O RIR tem que analisar e dizer se o receptor precisa de tantos IPs quantos
estariam sendo vendidos, e em justificando e o RIR não podendo atender pois
o pool está exaurido, a transferência se concretizar.

> E não foi empresa americana só não, já vi no Brasil uma parte do bloco de
> uma empresa estar anunciada no router de outra empresa, alegando
> matriz/filial, ou que é um datacenter, mas na verdade a 2a empresa tem CNPJ
> diferente, atividade comercial diferente e normalmente recebeu um /22 e
> lotou, a outra forneceu /23.

Se isso contradiz o uso alegado no pedido de IPs de quem forneceu, isso
pode colocar a alocação dessa empresa em risco.

Rubens