[GTER] Prefixos menores que /24

Renato Frederick renato at frederick.eti.br
Fri Feb 10 02:32:46 -02 2017

Aproveitando o assunto, mas fugindo um pouco do objetivo:

Recebi em um email que tenho  lá no PTT uma empresa oferecendo 'grandes
oportunidades comerciais' para 'incremento da minha numeração sem submeter
às políticas do LACNIC'.

Era uma empresa americana e pelo IP associado ao domíno do email, tinha um
/11. Deve ter IP sobrando e queria me vender/alugar um bloco. Funcionar
funciona, basta eu usar o ASN deles e o bloco, os ISP que trocam tráfego
comigo que perguntei, nenhum reclamou do ASN ser de outro país e de outra
empresa. Por eles eu subia até 2 sessões.

E aí, isto pode? Um range que nem delegado ao Brasil está, ser vendido? Se
sim, daqui a pouco no ebay e mercado livre vai ter: "troco /20 por um
carro, tratar em PVT".

E não foi empresa americana só não, já vi no Brasil uma parte do bloco de
uma empresa estar anunciada no router de outra empresa, alegando
matriz/filial, ou que é um datacenter, mas na verdade a 2a empresa tem CNPJ
diferente, atividade comercial diferente e normalmente recebeu um /22 e
lotou, a outra forneceu /23.

Renato Frederick
Consultor em TI
http://about.me/renatofrederick