[GTER] Ativando client-to-client OpenVPN do RouterOS/Mikrotik

Leonardo Amaral - Listas listas at leonardoamaral.com.br
Tue Feb 7 09:54:12 -02 2017

Em 7 de fevereiro de 2017 09:08, Lucas Willian Bocchi <
lucas.bocchi at gmail.com> escreveu:

> Agora captei, amado mestre.
> No caso é ponto-multiponto passando pela matriz. O tráfego sai do cliente,
> vem na matriz e aí é entregue no cliente. No caso se você quiser que cada
> uma se converse tem que fazer uma openvpn entre todos.

E é exatamente essa topologia númericamente exponencial de túneis que eu
acho que ele quer evitar. Peguei cliente que com 5 lojas tinha uma
infinidade de tuneis que perdi a conta. Estou migrando esse cliente pra
ZeroTier porque né - o software pode fazer melhor do que essa topologia do
demônio.

Leia sobre Dynamic Multipont VPN.

Sim sim, conheço a ideia, mas não acho que o OpenVPN tenha algo assim.
Sempre indico o ZeroTier por conta da forma que ele faz bypass de NAT e
outras bizarrices que vemos por ai. Cheguei a traduzir (Não como gostaria
:P) parte do tech-faq deles:
https://gist.github.com/leleobhz/d97612cdd3af960a7eeb66c0a2b74914

[image: --]

Leonardo Amaral