[GTER] RES: Teste de performance em DNS recursivo (Unbound)

Ricardo Rodrigues rcr.listas at gmail.com
Fri Feb 3 21:46:18 -02 2017

Olá Fábio.

Executei o mesmo comando que você a partir de um servidor à parte (dnsperf
e recursivo em servidores diferentes) e obtive o seguinte resultado:

Statistics:

  Queries sent:         1800
  Queries completed:    1795 (99.72%)
  Queries lost:         5 (0.28%)

  Response codes:       NOERROR 1444 (80.45%), SERVFAIL 11 (0.61%),
NXDOMAIN 340 (18.94%)
  Average packet size:  request 38, response 98
  Run time (s):         33.790207
  Queries per second:   53.121900

  Average Latency (s):  0.175026 (min 0.022622, max 31.299118)
  Latency StdDev (s):   0.362479

Algumas considerações que podem te ajudar:

- Referente ao travamento, verifique os gráficos de tráfego de rede e uso
de CPU do seu servidor DNS. Talvez ele esteja sendo alvo de ataques de
amplificação DNS ou ataques por nomes aleatórios;
- Apenas 60 QPS durante 30 segundos dá um total de 1800 queries. É muito
pouco e há grande chance das respostas não estarem no cache. Sugiro rodar
por mais tempo (5 a 10 minutos).
- Se possível, use um arquivo de entrada que reflete as consultas DNS da
sua rede
- Para verificar qual seria o tempo de resposta ótimo do seu servidor, crie
um arquivo de dados com apenas 1 entrada. Assim ela sempre estará no cache
e não haverá dependência dos servidores autoritativo externos.
- Para verificar o desempenho máximo do seu servidor, use o resperf.

Abs,
Ricardo