[GTER] PostgreeSQL

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Mon Dec 18 16:35:01 -02 2017

Existem algumas formas de atingir esse objetivo. Eu particularmente
gosto dessa:

https://wiki.postgresql.org/wiki/Streaming_Replication

Mais aqui tem outras ferramentas e suas restrições/funcionalidades

https://www.postgresql.org/docs/9.5/static/different-replication-solutions.html

A parte de o slave assumir automaticamente, a menos que o sistema
cliente tenha a opção de configurar 2 endereços IP para o banco de
dados, vc tem que usar algo como:

http://linux-ha.org/wiki/Heartbeat

E no caso de utilizar o Streaming Replication, o processo de eleição do
nó mestre e do slave, depende da execução de alguns comandos, e criação
de arquivos para identificação por parte do daemon do PostgreSQL. Vc até
pode usar scripts para isso.

A solução completa rodando eu não tenho, até fiz alguns laboratórios
tempos atras, mais ficou só nisso mesmo. Agora o caminho das pedras está
ai, boa sorte!

Att

Márcio Elias Hahn do Nascimento