[GTER] Firewall em ISP - Boas praticas

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Wed Dec 13 21:59:46 -02 2017

Vale mesmo a pena aplicar essa limitação de portas de entrada para
assinantes, mesmo que em conexões residencias ? Sei que a vasta maioria
não é técnica e isso não faz diferença nenhuma, mas não é certo colocar
essa limitação em uma conexão de internet. A única limitação valida e
devidamente justificada é a porta 25 para minimizar a praga do spam.
Essa possibilidade inclusive é prevista no Decreto de Regulamentação do
Marco Civil (Art. 5, § 1_^o _ , inciso I.)

Alguém pode dizer "Ahhh, mas o usuário não deveria contratar uma conexão
residencial para hospedar alguma coisa". E dai ? E se ele quiser rodar o
pequeno web server dele, o Owncloud dele, ou qualquer outro serviço na
porta padrão e esta disposto a arcar com eventuais indisponibilidades da
conexão e esta satisfeito em utilizar um DNS Dinamico ? É cada vez mais
comum as pessoas que possuem pequenos servidores ou devices em casa que
elas desejam acessar de fora. Pra que dificultar pra ele e fazer ter que
ficar mudando a porta ?

Sobre a aplicação da BCP-38 excelente. Merece estrelinha o ISP que esta
fazendo isso.

Agora redirecionamento de request do usuário pra qualquer lugar que ele
não deseja ir é claramente uma violação ao Art. 9 do Marco Civil da
Internet.

Menos é mais !

Fernando Frediani