[GTER] Servidor PPPoE - Accel-PPP

Marcelo Gondim gondim at bsdinfo.com.br
Fri Dec 1 17:17:46 -02 2017

Entendi tudo que você disse mas te digo que na prática não é bem assim
como você acha que é.

Vou te dar um exemplo meu. Ok? Exemplo que está em produção, funcionando
perfeitamente.
Esse meu exemplo não é uma caixa PPPoE e sim um router. Na cidade matriz
aqui temos um router de borda Juniper que segura 3 cidades nossas, sendo
que em cada cidade temos um router/firewall que fecha sessão BGP com o
Juniper.
Só em uma cidade aqui temos tráfego de mais de 5Gbps, passando em Dell
R720 rodando FreeBSD e com capacidade pra segurar muito mais tráfego que
tem hoje e usando placas Intel X520-SR2 que não são boas!

hw.machine: amd64
hw.model: Intel(R) Xeon(R) CPU E5-2630 0 @ 2.30GHz
hw.ncpu: 12
hw.byteorder: 1234
hw.physmem: 17114636288
hw.usermem: 14456246272

Existem outras pessoas aqui na lista que já reportaram a mesma coisa
usando Linux inclusive com tráfego de 11Gbps, um provedor chamado Bogus.

Outra coisa você pode usar o NOTRACK direcionado sem perder o NAT, basta
fazer o NOTRACK para os blocos públicos apenas. Se você usar um Juniper
pra fazer o PPPoE inclusive uma solução é jogar o NAT pra outro
equipamento ao invés de gastar com um hardware adicional pro Juniper.

O fato é que existem soluções de caixas PPPoE baseadas em Linux e
FreeBSD que funcionam muito bem.

A proposta que o André tá colocando é justamente crescer com soluções
que permitam um provedor crescer com opções mais "baratas" que possam
dar um fôlego pra ele. Quando começamos aqui há 16 anos atrás atendíamos
em uma sala pequena dentro de uma galeria e hoje temos uma sede própria
que é um prédio de 3 andares. Só chegamos aqui onde estamos justamente
por usarmos soluções mais em conta, mas sem perder a qualidade. Hoje
temos Netflix, GGC, Juniper, FiberHome, Huawei, etc, etc mas ainda temos
em mente que: onde pudermos usar uma solução mais em conta sem perda de
qualidade, vamos usar.

Boa iniciativa André! Assim que chegarem minhas interfaces aqui, já vou
separar um Dell pra começarmos os testes.
Quem for participar show, quem quiser partir pra um Juniper show também.  :)