[GTER] Servidor PPPoE - Accel-PPP

André Carlim andre at stubnet.info
Fri Dec 1 14:11:11 -02 2017

Não foi isso, nem é minha intenção também atacar, nem defender! Todavia
o que percebo é que o pessoal esta "calejado" de tanto sofrer com isso,
pelo menos é essa a impressão. As vezes fico meio irritado (hehe), mas
todo lugar onde tenho Accel rodando não sofre com esses problema
levantados, essa semana mesmo precisamos fazer manutenção em um provedor
e deixamos um Core i5 com ~ 2300 sessões ativas, durante a noite
passando ~ 1Gbit de Uplink e ~ 100Mbit de downlink (2.2Gbit agregado) e
o processamento nem sequer passou de 20%, muito tranquilo. Então o que
percebo é que a falta de perecia que existe por ai acabou maculando a
imagem de boas soluções e que tem baixo custo, minha intenção nem é
lucrar absurdamente com isso (só um pouco hahahaha), mas compartilhar
algo que possa ajudar nesse ramo. Eu sei que gosto é gosto, mas quem
sabe possa ter algum valor para alguém...

Enfim, que quiser mensurar o poder dessa ideia, estou aí!

Sobre a virtualização... Assim não entendam errado, virtualização não
foi, não é e acho difícil que um dia será algo bom para roteamento, quem
já usou sabe. Eu ainda tenho clientes que gostam de servidor virtual e
usa pppoe dentro do Xen Source que eu mesmo desenvolvi. Mas o limite são
300Mb por Host Físico, passou disso o problema é grande.

Talvez com DPDK/Netmap de pra usar melhor esse ambiente virtualizado,
mas eu não manjo nada de ambos, então se alguém na lista que tem bom
conhecimento de DPDK ou Netmap quiser trocar uma ideia, estou disposto a
trabalhar nisso!

---

Atenciosamente,
André Carlim