[GTER] IX Broadcast - Sugestão - Broadcast Clearing vs ARP Sponge

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Thu Aug 31 14:21:01 -03 2017

​Questões levantadas por um colega sobre a ​elaboração da métrica dos
barulhentos:

Fatos como:
- um flap no link
- a execução de um "clear arp"
- varredura realizada por um bot dentro de uma de suas redes

Provocariam fortes rajadas legítimas de arp-request por um participante
específico.

Para contornar isso, acredito que o aumentando o tempo de integralização
para algo como 5 minutos, e o máximo de 15 arp-requests por segundo, seja o
suficiente.

Num limite de 15 PPS, em 5 minutos, 60 segundos... -> 4500 pacotes.

Um exemplo de rajada válida
---------------------------
Digamos que e tenhamos 2000 IPs na rede do ATM.
E alguém tenha feito um "clear arp-cache" e tenha que reconstruir sua
tabela ARP.
Presumindo que seja um participante MUITO ATIVO e que fale com todos os
outros participantes.
Ele iria fazer 2000 solicitações em poucos segundos.
Presumindo que todos(extrapolando) esses requests falhem uma vez, seriam
4000 requests.

Ou seja, ainda assim esse participante não tomaria um pênalti numa
ocorrência como essa.

Um exemplo de volume ofensivo de arp-requests

Um participante que fale somente com 500 dos atuais 1390 IPs do ATM.
Que esteja com seu arp-timeout configurado para 30 segundos
500 destinos, 5 minutos, 2 pacotes por minuto -> 5000 request

Nesse caso o participante tomaria um penalti(que ainda precisa ser
definido).

Depois de o tráfego dele cair e voltar por umas 10 vezes consecutivas,
tenho certeza que ele vai verificar "oque estou fazendo de errado".

Isso foi só um esboço.
Mas acho que é uma boa referência de começo.