[GTER] IX Broadcast - Sugestão - Broadcast Clearing vs ARP Sponge

Cristofer Velloso cristofervellosol at gmail.com
Mon Aug 28 08:53:40 -03 2017

Oi..
Dei mais uma estudada nas capturas e estava querendo medir em PPS os
broadcast e encontrei um limite que parece ser pelo lado do IX.

Já tinha tentando medir broadcast como non-unicast ou multicast com
snmp em juniper e mikrotik sem sucesso. Testei com freebsd e huawei
consegui medir via snmp (freebsd soma tudo no multicast, e huawei no
non-unicast). Bati os números com capturas em mikrotik e porta de
juniper e coincidem.

O controle de storm provavelmente está limitando os broadcasts em
1,5Kpps pois o gráfico chapa ai quase o dia inteiro, baixando de 1Kpps
somente entre as 2 e 6:30. Somente isso já gera retransmissões (efeito
bola de neve) e falhas de arp.  Quem limita em pps muito baixo é
prejudicado e deve ser o motivo do huawei ser os top "perguntados"

Tem como aumentar esse numero do lado do IX pra diminuir o descarte ? é
paleativo enquanto não se segmenta os broadcasts dos pix com EVPN.

[]os
Cristofer