[GTER] RES: Referencia de Softrouter

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sat Aug 26 07:21:32 -03 2017

> mais

> que

> então
> no
> Ubiquiti

> momentos

> forwarding
> >

> opa
>
> nao faço ideia como um texto mal escrito em portugues de portugal, ou mal
> traduzido pelo babylon vai ajudar, esse texto chama gateway de encruzilada
> e diz que:

Seguem fontes mais interessantes:
http://uylessblack.com/Communications_Networks.html
https://media.pearsoncmg.com/bc/abp/cs-resources/products/series.html#series,series=Tanenbaum

> quando você diz:
>
> - O throughput tende a ser o mesmo em VyOS e não VyOS, pois depende mais
> da construção do plano de dados do que plano de controle.
>
> da a entender que VyOS ou não VyOS serão os mesmos, em x86 que é o topico,
> independente do sistema
>
> ou seja com base no mesmo exemplo do edgeOS ja sabemos, e concordamos, que
> existe diferença na performance exatamente por não ser a mesma coisa, mesmo
> no mesmo hardware, então ja passamos da premissa que não VyOS e VyOS vão
> sim fazer diferença...

Então você precisa também ler isto aqui:
https://papodehomem.com.br/falacias-logicas/

Você citou um exemplo onde havia diferença no plano de dados, eu comentei
disso, e você insiste em usá-lo para comparar casos onde não há.

> quando o lucas perguntou
>
> - Qual é o maior troughput agregado que você tem com softrouter não-vyos?
>
> eu imagino que ele queira saber o melhor numero em ambiente não VyOS, então
> se concordamos que não VyOS e VyOS vão ser sinonimo de plano de dados
> diferente, não entendi como não faria diferença o throughput... ou você se
> referia a não VyOS VS outra coisa Linux?

Não, não serão sinônimos de planos de dados diferentes. Os mesmos ajustes
de kernel que se fazem no VyOS podem ser feitos em qualquer construção
usando kernel Linux.

> pq mesmo assim se simplificarmos e assumirmos uma premissa:
>
> - vyos, vrouter 5400, mikrotik, ubuntu, é tudo linux então o throughput
> será sempre o mesmo

Vide acima a questão de falácias.

> ja sabemos que não é verdade, quero dizer ao menos eu sei e vejo que não é
> verdade na pratica, na mesma maquina estritamente a mesma, sob mesmas
> condições, vrouter 5400 será melhor que vyOS (e olha que o 5400 nem era
> dpdk, nao estou falando do 5600), vyos será um pouco melhor que Ubuntu que
> será melhor que mikrotik... ou seja faz diferença o throughput sim...

O vrouter 5400 usa DPDK que como a sigla já diz muda o plano de dados.

> o proprio vyos melhora frente ao linux pq tiraram varias instrucoes que
> aumentavam em alguns nanosecs o tempo de processamento por pacote,
> comparando a um linux "baunilha" como vc chamou... esse trabalho foi feito
> pelo Brian na epoca usando um paper do maluco la do PF_RING (o italiano do
> ntop esqueci o nome) que ficou medindo todas as chamadas pra saber onde o
> Linux perdia tempo na hora de rotear pacote...

Qualquer mudança no kernel numa determinada distribuição pode ser feita
igual em outra, até pq o kernel é GPL e portanto obriga quem altera a
redistribuir o código. Eu mesma não usava kernel Debian quando usava
Debian, sempre recompliava um stock kernel com escolhas específicas.

Rubens