[GTER] RES: Referencia de Softrouter

Evandro Nunes evandronunes12 at gmail.com
Fri Aug 25 22:20:18 -03 2017

> [...]

> plano de dados é diferente.

> outros
> plano
> >

> O que você descreveu também é parte do plano de dados, que num x86
> convencional com Linux é o kernel Linux e o driver da placa de rede.

> com
> 5600,
> >

> Só quando os componentes que efetivamente fazem forwarding mudam; Juniper
> vMX não usa o forwarding padrão do kernel BSD e sim o código de forwarding
> da Juniper, apesar de haver um BSD no plano de controle.

opa

nao faço ideia como um texto mal escrito em portugues de portugal, ou mal
traduzido pelo babylon vai ajudar, esse texto chama gateway de encruzilada
e diz que:

Enquanto roteadores plano de controle são empregados em grande fornecedor
de serviços redes , planos de dados são suficientes para direcionar o
tráfego entre redes menores.

ou seja so serve pro cara ficar mais burro do que entender qualquer
coisa... mas de qq forma eu sei (ou acho que sei) o que é control plane e
data plane (forwarding plane), seja do jeito Cisco (Control Plane =
Learning what we will do; Data Plane = Actualy moving the packets based on
what we learned.) ou a abordagem da Wikipedia que seja.

acho que a forma como eu escrevo as vezes me faz soar grosso, não estou
provocando uma briga não, então vou refrasear, eu quis dizer que: "o que
voce disse não fez o menor sentido pra mim! pois não entendi a ideia..."

normalmente concordo com tudo que voce fala e entendo e aprendo, mas dessa
vez não fez sentido pra mim, então quero entender melhor essa visão

quando você diz:

- O throughput tende a ser o mesmo em VyOS e não VyOS, pois depende mais
da construção do plano de dados do que plano de controle.

da a entender que VyOS ou não VyOS serão os mesmos, em x86 que é o topico,
independente do sistema

ou seja com base no mesmo exemplo do edgeOS ja sabemos, e concordamos, que
existe diferença na performance exatamente por não ser a mesma coisa, mesmo
no mesmo hardware, então ja passamos da premissa que não VyOS e VyOS vão
sim fazer diferença...

quando o lucas perguntou

- Qual é o maior troughput agregado que você tem com softrouter não-vyos?

eu imagino que ele queira saber o melhor numero em ambiente não VyOS, então
se concordamos que não VyOS e VyOS vão ser sinonimo de plano de dados
diferente, não entendi como não faria diferença o throughput... ou você se
referia a não VyOS VS outra coisa Linux?

pq mesmo assim se simplificarmos e assumirmos uma premissa:

- vyos, vrouter 5400, mikrotik, ubuntu, é tudo linux então o throughput
será sempre o mesmo

ja sabemos que não é verdade, quero dizer ao menos eu sei e vejo que não é
verdade na pratica, na mesma maquina estritamente a mesma, sob mesmas
condições, vrouter 5400 será melhor que vyOS (e olha que o 5400 nem era
dpdk, nao estou falando do 5600), vyos será um pouco melhor que Ubuntu que
será melhor que mikrotik... ou seja faz diferença o throughput sim...

se mudarmos de classe de sistema então, e colocar um linux vs bsd tende de
novo a ter diferença... pra melhor (freebsd, freebsd melifaro) ou pra pior
(openbsd), então de novo não tem como o throughput ser o mesmo pra VyOS e
não VyOS... simplesmente pq como eu vejo, mudou de sistema, mudou a propria
construção do plano de dados além claro do plano de controle

o proprio vyos melhora frente ao linux pq tiraram varias instrucoes que
aumentavam em alguns nanosecs o tempo de processamento por pacote,
comparando a um linux "baunilha" como vc chamou... esse trabalho foi feito
pelo Brian na epoca usando um paper do maluco la do PF_RING (o italiano do
ntop esqueci o nome) que ficou medindo todas as chamadas pra saber onde o
Linux perdia tempo na hora de rotear pacote...

quando eu me refiro a juniper vMX não estou falando nada de BSD, sabemos
que em um juniper normal uma parte gigante (a mais expressiva) do trabalho
é feita no Trio 3D, no caso vo vMX essa parte foi toda rescrita em DPDK
então claro pois não tem o Trio e sim um x86 proposito geral, não tem nada
a ver com o BSD pois são inerentemente outra coisa, e é exatamente por isso
que não tem como **VyOS e não VyOS terem o mesmo throughput**, ainda que
seja estritamente na mesma máquina...

pq em que situação o "não VyOS e VyOS" teriam o mesmo forwarding plane?
mesmo sem dpdk, sem netmap, sem pf_ring, sem libnet na useland, assumindo o
bom e velho longo e tortuoso caminho do kernel... não VyOS e VyOS ja se
assume caminhos diferentes pro pacote, cada qual mais ou menos tortuosos...
e portanto com diferença de throughput, de forma que não VyOS ou VyOS tende
a fazer muita diferença, ou pouca diferença, pra pior ou pra melhor,
depende de quem é o "não-VyOS"... mas como vejo sempre fará diferença.