[GTER] RES: Referencia de Softrouter

Luiz Otavio O Souza lists.br at gmail.com
Mon Aug 21 16:41:45 -03 2017

> Lucas Willian Bocchi,
>
> Seria no quesito software mesmo hoje sei que para tal feito hardware serial
> intel ou chelsio mesmo. queria mais informações sobre desempenho com netmap
> dpdk vpp, ontem conversei com um desenvolvedor do vyos e ele me disse que
> estão usando o frrouting e pretendem colocar vpp caso o sistema fique mais
> estavel na versão 2.0 do vyos que está sendo reescrito do 0/

Você esta falando de coisas diferentes, o netmap e o dpdk são APIs (e
um conjunto de aplicações e exemplos) que possibilitam o bypass do
network stack no kernel.  Enquanto o netmap trabalha com interrupções,
o dpdk trabalha com 'busy-loop' o que reduz a latência e fornece um
pouco mais de performance ao custo de manter as CPUs ocupadas 100% do
tempo (maior consumo de energia, aquecimento, etc.).

O VPP implementa um network stack muito bem testado pela Cisco e
funciona sobre dpdk ou netmap.

Eu não acho que você vai encontrar muitas aplicações publicas, abertas
e (bem) testadas para netmap ou dpdk (talvez com excessão do
packet-journey da gandi).

-l