[GTER] RES: Descentralização do IX.br: distribuir entre IX-SP e IX-CE

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Mon Aug 21 14:09:04 -03 2017

Gente, deixa eu contar uma coisa que talvez aborreça alguns que se
iludem com isso: não vai ter interconexão de IX e por uma simples razão,
porque não faz sentido nenhum que exista isso. Esta alias é talvez a
questão mais antiga que existe sobre IX por aqui.

Uma das funções principais de um IX é manter o trafego local ... local,
então não faz sentido a interligação para locais muito remotos.

Claro que faz sentido na visão de muita gente, principalmente do
interior dos Estados e áreas mais afastadas do Brasil conseguir acesso a
vários IX Brasil inteiro com uma única 'portinha' de 1G pagando
transporte local baratinho. Ja imaginaram na quantidade de fibra que
precisaria para ligar um lugar ao outro ? E não é só fibra, mas também
xWDM e muito mais pessoal pra gerir isso tudo.
Pense em uma interligação IX-SP - IX-RJ ? Pensou ? Não se sustenta
economicamente no modelo de IX que temos além de ser dificil de escalar
tecnicamente. Se ja existem diversas dificuldades e custos
significativos pra ligar um PIX ao PIX Central dentro de São Paulo
imagina ligar um IX ao outro ! Olhem la pra fora, os outros grandes IX
do mundo. Nenhum tem isso e nem terão.

E acima de tudo, o NIC.br não é empresa de telecom.

Fernando