[GTER] Descentralização do IX.br: distribuir entre IX-SP e IX-CE

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Sun Aug 20 22:28:21 -03 2017

A intenção é boa mas não adianta muito se as pessoas querem: "o cache",
"o trafego", "o transito barato". Vira e mexe eu tento convencer alguns
a se conectarem a IX Regionais e a primeira reação é cara de nojinho com
a mesma resposta "Ahh, mas ali não tem trafego bom".
E pior que tem provedor em alguns grandes centros que passam com a fibra
em frente ao PIX mas ignora e já ir ate o IX-SP é uma conquista
suficiente para o provedor.

Fortaleza pela localização teria potencial para ser o grande ponto de
agregação do Nordeste, mas indo mais a fundo você vai perceber que
aqueles vem de outros Estados não tem tanta opção assim pra chegar la.
E ate mesmo dentro de Fortaleza tente achar opções para se conectar a um
dos 2 PIXes que aceitam conexões já que o terceiro esta com status
"Pensando na vida". E ainda sim você precisa contratar transporte para
chegar la: veja as opções e quão discrepantes as ofertas podem ser uma
da outra. Tente chegar a alguma das Landing Stations para comprar
transito de algum dos Tier 1 que tem presença la pra ver que não é tao
fácil assim.

Acho que o NIC.br tem feito a parte que cabe a ele, (por exemplo
continuando a não cobrar nada nesses IX Regionais menores e com o
próprio OpenCDN) mas não adianta muito irem pra um lado se o pessoal
esta acostumado a fazer de outra forma.

My 50 cents

Fernando