[GTER] [Duvidas] Classe para transito / Peering

Carlos Luigi suporte.luigi at gmail.com
Sat Aug 5 10:22:11 -03 2017

Caros da lista,

Hoje tenho algumas questões, temos uma classe (ex /24) em nosso AS que
separamos exclusivamente e unicamente para enlaces Peering e clientes
Trânsito, até ai tudo bem...
O que fico em duvida , é recomendado e boa pratica eu não anunciar essa
classe para as minhas operadoras?
Lembrando que não anuncio meu prefixo inteiro(ex /20) só os específicos
(pois tenho vários BGP em regiões distintas e mesmo AS).

Em mente penso:

prós:
- segurança em meus Ips de enlace ( DDoS e etc).
mais algum prós???

Contras:
- futuramente(emergência) se meu cliente precisar de um nat em cima desse
ip de enlace ele não funcionara?
- Se meu cliente usa só rota default para meu ip de neighbor do enlace, ele
vai ter problemas?
mais algum contra???

*Atenciosamente,*

*Luigi*