[GTER] Era uma vez um /8...

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Mon Apr 24 13:33:17 -03 2017

Olá Carlos.

Certamente que não se pode forçar a recuperação de endereços, mesmo nos
casos aonde aparentemente não exista justificativa de uso.

Porém estimular um mercado de compra e venda de alocações entre
particulares utilizando-se como produto algo que não pertence
inalienávelmente a um ASN e sobretudo algo ainda tão critico para o
funcionamento da Internet me parece bastante procupante.

Um alocação não é e nem deve ser um produto de compra e venda como um
roteador ou um servidor.

Se um alocação foi devolvida espontaneamente ótimo, que se redistribua a
quem está na fila esperando ou a novos entrantes.

Ainda não chegamos ao momento que essa escassez de IPv4 causará problemas a
quem não consegue mais (a despeito da boa vontade em implementar IPv6) e
estimular essa "compra e venda" na minha visão só tem a piorar ainda mais
essa disputa que tende a crescer.

Fernando