[GTER] Peering Google PTT-SP

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Apr 21 10:42:16 -03 2017

> Olá Marcelo, acho q vc não intendeu o problema, a questão não é obrigar
> ninguém a anunciar ou não, a questão é saber o q está acontecendo e dar uma
> resposta para os participantes, assim ninguém ficaria no vácuo, se eles
> sabem qual é o problema basta informar ou repassar a resposta do Google,
> agora se a solução depende deles ou não aí é outra questão q não está sendo
> discutida até o momento, acredito q vc não leu a resposta do google onde
> fala q estão com gargalo até o IX = PTT-SPO e quando isso ocorre eles param
> [...]

O IX também não pode passar informações operacionais de um participante
para os outros. Então mesmo a informação de que a porta deles está
engargalada só pode vir deles; além disso fazer uma ligação entre essa
saturação e a mudança de comportamento na CDN, para quem não é o próprio
Google, é um chute.

O fato do Google ser um participante muito usado não muda as obrigações do
IX para com seus participantes, incluindo o próprio Google.

As CDNs disponíveis no IX são serviços delas mesmas, não do IX, que apenas
provê caminhos que os participantes podem usar ou não.

Rubens