[GTER] Radio 8Ghz

Fernando Bento fernando at js2.com.br
Fri Apr 14 22:47:12 -03 2017

Caro Andrio,

Na regulamentação da faixa 8GHz cada canal tem 29,65MHz de largura de banda
e se for utilizar canais adjacentes estes devem ser com polarizações
cruzadas. A informação passada está incorreta e muitas vezes ela é passada
de forma que viabilize a venda.

O que acontece é que a anatel não vai negar as linceças mas estará
irregular de qualquer maneira porque cada licença é autorizada para um
equipamento é uma antena e como estará usando 2 frequências estaria fora da
regulamentação.

O que muita gente faz é exatamente isso, licenciam 2 canais para configurar
em um único equipamento mas esquecem do básico que é configurar a
frequência central dos 2 canais licenciados para que vc não corra o risco
de invadir um terceiro canal.

Fernando Simões Bento
Engenheiro de telecomunicações
(11) 99517-6127