[GTER] VPN em localidades pequenas (menos de 50 usuários)

Eduardo Rigler erigler at gmail.com
Thu Sep 29 22:00:53 -03 2016

Peguei o bonde andando e confesso que ainda não consegui ler todas as
respostas dos nobres colegas na thread mas trabalho em um Teleporto e temos
muitos cenários desembocando aqui dependendo do cliente, abaixo descreverei
resumidamente dois que devem se encaixar:

Em um local há 2 links sendo um para a Internet e outro L2L que além de
ligar as redes também serve como redundância caso a conexão principal caia.
Já em outro existe apenas um link (L2L) com dupla abordagem que faz as duas
funções, neste caso a saída é única/centralizada, cada uma delas tem suas
vantagens e desvantagens em termos de segurança, performance e
administração.

O pessoal "maior" também costuma usar MPLS até para facilitar a
administração e baixar os custos. Não sei exatamente como estão os bancos
hoje mas até não muito tempo atrás os Correios funcionavam assim também,
todas as agências/prédios se falavam em sub-redes com 2~3 saídas para a
Internet.

[]'s