[GTER] Implentação de IPv6 em rede IPv4 rodando.

Elizandro Pacheco [ Pacheco Tecnologia ] elizandro at pachecotecnologia.net
Tue Sep 27 12:36:08 -03 2016

> Em 27 de set de 2016, à(s) 11:40, Jonatas M. Victor <jonatasmv at gmail.com> escreveu:
>
> E na experiência dos Srs de implementação? Seguiram por vlans separadas ou
> no mesmo barramento?
> Tiveram dificuldades com clientes na parte de DNS? Por exemplo lentidão
> para sites que existem em v4 e v6
> e o cliente dar preferência para v6?

O único caso que tenho, raramente ( mais ainda acontece ), é com o querido facebook.

Na maioria das vezes, mesmo quando o acesso está lento via v4, em v6 fui que é uma beleza. Noto isso, pois uso 2 dispositivos simultaneamente e um, propositalmente sem v4.

Porém, as vezes ( que é bem mais raro ) é o inverso.

Nos demais, google principalmente, v6 flui tranquilamente sem essas oscilações.

Com DNS não tive problemas não, uso unbound em todos os meus clientes.

A questão de preferência, vale dar uma lida sobre happy eyeballs…  tem um material do nic sobre isso:

http://saladeaula.nic.br/moodle/pluginfile.php/1771/mod_resource/content/0/IPv6_HappyEyeballs.pdf <http://saladeaula.nic.br/moodle/pluginfile.php/1771/mod_resource/content/0/IPv6_HappyEyeballs.pdf>

Assim você entenderá bem a “logística” de escolha.

Um abraço,

Elizandro Pacheco